UPE realiza solenidade de acolhimento de 177 novos servidores

Uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (27) marcou a posse de 177 novos servidores da Universidade de Pernambuco em funções técnico-administrativas, de saúde e de advocacia que irão atuar, a partir de 1º de outubro, nos diversos campi da UPE e no seu Complexo Hospitalar.

A cerimônia de acolhimento foi realizada na sala do Conselho Universitário (CONSUN) na sede da reitoria. O reitor Pedro Falcão, a vice-reitora Socorro Cavalcanti e a pró-reitora do Desenvolvimento de Pessoas Vera Rejane do Nascimento Gregório deram as boas-vindas aos novos integrantes da família acadêmica da UPE.

Um grupo participou de forma presencial à tomada de posse, mas a maioria acompanhou através da transmissão ao vivo pelo canal UPE nas Redes no YouTube. Aprovados em concurso público, os novos servidores são oriundos de diversas cidades de Pernambuco e até de outros estados.

O reitor apresentou a estrutura da UPE e o time de pró-reitores. Os 177 novos servidores são compostos de 33 do Complexo Hospitalar nomeados em agosto e 139 que atuarão em funções técnico-administrativas nos campi Recife (101), Mata Norte (6), Mata Sul (8), Caruaru (3), Garanhuns (4), Arcoverde (3), Salgueiro (2), Serra Talhada (3) e Petrolina (9). Já os cinco advogados atuarão no Recife (3), Garanhuns (1) e Petrolina (1).

O reitor Pedro Falcão comparou a UPE a uma pequena cidade. A comunidade acadêmica é formada por 37.213 alunos e 5.504 servidores, sendo 1.069 deste total de professores e 4.435 funcionários de níveis superior, médio e auxiliar. Ao todo, a UPE oferece 205 cursos (61 de graduação, 115 de pós, 21 de mestrado e 9 de doutorado).

A vice-reitora Socorro Cavalcanti destacou que os novos servidores vão ajudar a UPE a manter sua expansão. "Que possamos caminhar juntos fazendo com que a universidade seja reconhecida e valorizada pelo serviço prestado à comunidade", disse.

A pró-reitora Vera Gregório ressaltou que a cerimônia de acolhimento foi criada para facilitar a integração dos novos servidores aos seus setores. Segundo ela, a UPE registrou aumento no número de pessoas contratadas. Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, mais de mil nomeados ingressaram por seleção simplificada.