Grupo de empresários pernambucanos doam respiradores aos hospitais da UPE

Diante da atual crise global de saúde, um grupo de empresários pernambucanos, em articulação com especialistas do setor médico hospitalar de referência no Estado, iniciou um trabalho integrado para ampliar a capacidade de resposta aos impactos do Coronavírus (COVID-19) em Pernambuco. Diante da necessidade de mais equipamentos para suportar um possível pico de demanda, foi promovida a aquisição de novos aparelhos de ventilação pulmonar e respiração assistida para doação aos hospitais locais.

No último dia 30 de março, foi feito o primeiro lote de doações aos hospitais públicos. Nesse primeiro lote, seis hospitais foram beneficiados. Na ocasião, a Universidade de Pernambuco  (UPE) recebeu 04 respiradores que serão direcionados ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e ao Pronto Socorro Cardiológico Universitário (Procape) da instituição.

Já a Secretaria de Saúde do Município do Recife recebeu 04 respiradores que serão destinados ao Hospital da Mulher e ao Hospital Municipal de Campanha em parceria com o IMIP, o Hospital Correia Picanço e o Hospital da Polícia Militar receberam um respirador cada um.

O Real Hospital Português (RHP) foi a primeira instituição privada que recebeu as doações, já que se encontrava em mobilização para ampliar sua capacidade de atendimento. Constituído como organização de caráter filantrópico, o hospital apresenta formatação operacional e jurídica habilitada a processar com agilidade a aplicação das doações de forma adequada. Some-se o fato de que o RHP vem atuando em linha com todas as orientações do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, garantindo, portanto, a correta e eficaz alocação de novos equipamentos.

À medida que novos equipamentos cheguem à cidade do Recife as doações continuarão sendo feitas, sempre alinhamento com as orientações das autoridades de Saúde e com foco em equipar nossos hospitais públicos de referência.

ATITUDE PERNAMBUCO - A iniciativa inclui um número amplo de lideranças empresariais e tem como objetivo aumentar a capacidade de resposta no estado de Pernambuco e apoiar as iniciativas já em andamento lideradas pelas autoridades e pelas redes de saúde pública e privada.

O grupo acredita que os receptores da doação terão a capacidade necessária para incorporar estes equipamentos à sua força de atendimento de forma ágil e conseguirão disponibilizar um maior número de leitos específicos para o tipo de tratamento que a atual crise impõe.

No momento, os recursos estão sendo direcionados à aquisição apenas de equipamentos disponíveis em estoque em empresas no Brasil. Está em avaliação o encaminhamento de parte desses equipamentos para outros hospitais tanto da rede pública quanto privada. 

Os empresários confiam na superação desta crise e que em breve será retomado um ambiente de normalidade. Até lá, declaram o apoio e confiança integral às lideranças públicas à frente do enfrentamento da crise. Passado o momento atual, quando a estrutura ampliada de atendimento emergencial não for mais necessária, os equipamentos adquiridos terão sua alocação reavaliada, podendo todo o excedente ser destinado à doação para outras unidades de saúde na rede pública e filantrópica.

Em função de experiências de sucesso anteriores em coordenação de esforços entre a iniciativa privada e o poder público em outros momentos de crise, a equipe foi mobilizada para apoiar a iniciativa e permitir que novos doadores tenham um canal único de contato com a iniciativa.

A doação está sendo feito em caráter de renúncia integral de qualquer forma de retorno ou contraprestação e em manifestação de apoio complementar a todos os esforços já empreendidos pelas autoridades. Em função disso, os doadores optaram por permanecer no anonimato e pedem que qualquer dúvida seja encaminhada ao porta-voz indicado pelo grupo. Para efeito dessa iniciativa, o Movimento Atitude Pernambuco presta seu apoio aos empresários doadores atuando no papel de porta-voz para dirimir qualquer dúvida.

Com informações e fotos do Atitude Pernambuco.