Curso de física de materiais da UPE entrega mais de mil protetores faciais para profissionais de saúde do Estado

A equipe do curso de Física de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) tem reunido esforços para combater a epidemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início das ações, a equipe Fismat/Robolab/Corona3D já realizou a entrega de mais de mil protetores faciais para diversos hospitais e instituições de saúde da região metropolitana do Recife e do interior do Estado.

Alguns centros e hospitais que tem a vida de seus profissionais protegidas pelo projeto são: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE), Centro Integrado Amaury de Medeiros (Cisam/UPE), Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape/UPE), Hospital Getúlio Vargas, IMIP, Santa Casa de Misericórdia do Recife, Hospital do Câncer, Hospital Miguel Arraes, Hospital São Luiz APAMI e UPAS na RMR e interior.

Desde o início das notificações no Estado, professores do curso da UPE, em conjunto com outros profissionais e estudantes, elaboraram o projeto Corona 3D (http://corona3d.org). O Corona 3D é um site que reúne projetos de impressão selecionados por pesquisadores, professores, estudantes e entusiastas, com o objetivo de auxiliar quem deseja colaborar na guerra contra o vírus, criando e disponibilizando um fluxo de trabalho, da impressão até a entrega, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde na fabricação em 3D dos equipamentos de proteção.

O projeto nasceu no Laboratório de Inovação Científica e Tecnológica em Robótica do curso de Física de Materiais - Robolab (https://robolab.fis.mat.br). O laboratório tem seu foco na construção de robôs, prototipação e impressão 3D, automação comercial e industrial, desenvolvimento de próteses e medição de performance humana. É o núcleo de hardware dos laboratórios de inovação do curso de Física de Materiais da UPE.

As entregas e o pleno funcionamento do projeto não seria possível sem o forte apoio de parceiros e instituições como o C.E.S.A.R, a reCRIE, e a MXM Gráfica e Editora, o IAUPEentre outros.

Se você ou sua empresa deseja colaborar com a impressão e/ou entrega de proteções faciais, entre em contato. Torne-se um parceiro colaborador e salve vidas você também.